O líder deve ser uma fonte de
inspiração para sua equipe, seu cliente e finalmente para ele mesmo. No entanto, primeiro ele deve dar significância ao seu trabalho, o que implica em saber o
que realmente faz, sendo um facilitador e uma pessoa que constrói relações e
resultados em prol de sua equipe, seu cliente e sua organização. O maior
desafio do líder é tornar a empresa uma tríade perfeita, pois há alguns
que valorizam a equipe, outros o cliente e há ainda aqueles que valorizam as
realizações. Naturalmente este tipo de comportamento está intimamente
relacionado ao ramo de atuação da empresa ao qual pertencem, porém o verdadeiro
líder atua da mesma maneira independentemente da atividade fim, não se
escondendo atrás das regras, normas e procedimentos. Ao contrário ele reduz
vícios, potencializa virtudes e amplia a visão. A decisão dele é baseada
em fatores tangíveis, quociente intelectual e, intangíveis, quociente
emocional, ou seja, razão versus emoção. Os fatores tangíveis representados
pelos recursos, metas, objetivos, máquinas, equipamentos, formam o sistema
técnico, contribuindo para 20% do resultado. Os fatores intangíveis
representados pelo preconceito, vaidade, ego, crenças, valores, cultura e
consenso formam o sistema humano, contribuindo para 80% do resultado. Ou seja,
não basta somente o conhecimento técnico é preciso considerar a experiência, a
inspiração e o sentimento de cada um dos integrantes da equipe.
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