domingo, 28 de abril de 2013

Conflitos de Gerações

Estabelecer um convívio harmonioso entre as gerações baby boomers, X e Y, de modo que haja um efeito sinérgico, têm sido o grande desafio da liderança. Diante desta sopa de letras, a apresentação de um bom currículo, fluência em língua estrangeira, experiência ou intercâmbio internacional e pós-graduação, já não fazem tanto a diferença no competitivo mercado de trabalho. As organizações compreenderam que com a chegada da geração y, houve a necessidade de mudar as exigências curriculares a fim de permitir que o processo seletivo considerasse a análise da inteligência emocional. Esta mudança de prioridade, fez com que o foco fosse canalizado não no currículo, mas sim no modo como ela se comportará perante a cultura e os valores da organização. A compreensão do nível deste alinhamento permite entender a personalidade, habilidade, versatilidade e a capacidade deste indivíduo perante uma equipe de trabalho.  É muito mais fácil prover treinamento e competência para uma pessoa, do que fazer com que ela enxergue a necessidade de mudar seu caráter, atitude, índole ou comportamento. Além de conhecer profundamente a cultura da organização, a liderança necessita mostrar especialmente a nova geração que mesmo em áreas pequenas é possível crescer e ganhar visibilidade, desde que tenham dedicação, disciplina e paixão por aquilo que fazem ou se propõe a fazer. Deixar claro e evidente que a experiência dos profissionais mais antigos é uma fonte gratuita e importante de conhecimento e que ninguém consegue executar uma atividade sem depender de outras pessoas, sendo fundamental o exercício do trabalho em equipe. Finalmente, o líder necessita demonstrar que eles estão apenas no primeiro passo de uma carreira que somente será promissora se colocar os pés no chão e aprenderem a lidar com frustrações. Como tudo tem seu tempo, o líder não deve impor mudanças, deve começar por sugerir. Deixar claro os deveres, obrigações, as jornadas de trabalho e a pressão por resultados.

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