domingo, 28 de abril de 2013

Comportamento de Líder

Todo profissional de boa formação que pretende ocupar um cargo estratégico necessitará do apoio da equipe para atingir os objetivos e metas estabelecidos, visando à sustentabilidade do negócio, pois é impossível alcançar resultados factíveis sem uma equipe completamente coesa e alinhada com a hierarquia, disciplina e princípios da organização. Para que o líder alcance um sucesso duradouro e verdadeiro, ele deve começar desde cedo a ser um bom negociador, imparcial, respeitador de prazos, cumpridor de horários, cordial ao telefone, participativo e pronto a atender as informações e preparado para dar o apoio necessário ao seu superior, pares e subordinados, não os ignorando, sendo atencioso e solícito. Não colocar a faca no pescoço ou não colocar as pessoas contra a parede, sendo ponderado, pensando duas vezes e respirando fundo antes de tomar qualquer atitude. Deixar todos se manifestarem abertamente e ouvir com atenção mesmo que o caminho da discussão não lhe agrade, pois isto lhe dará tempo de pensar com calma e explanar a opinião sem que ela seja conduzida para o campo pessoal ou intempestivo, evitando uma decisão precipitada e equivocada. Não confrontar, não armar o espírito, mesmo que outras pessoas o façam. Demonstrar para todos que é uma pessoa equilibrada, merecedora do poder que lhe foi concedido, porque um dia quando estiver no comando de uma equipe madura e experiente, você não gostará de passar por situações vexatórias, sendo todo tempo colocado à prova ou em cheque quanto a tua autoridade. E se isto acontecer sentir-se-á irritado, decepcionado, incapaz, inoperante e desanimado. Se o seu comportamento anterior não foi condizente com as exigências atuais do seu cargo, o líder terá poder de direito, mas não terá o poder de fato conquistado perante a equipe, para exigir dela um comportamento respeitoso e adequado. Neste caso o seu dilema aumentará colocando-o diante da seguinte situação: se fizer vistas grossas e ignorar atos como estes desde a primeira ocorrência, a sua equipe pensará que ele trata as pessoas de acordo com as suas conveniências, sendo parcial e passivo ou que não possui capacidade ou moral suficiente para tomar uma atitude firme contra aqueles que não respeitam a hierarquia. Por outro lado, mesmo que atue de forma autocrática para corrigir os desvios, certamente comentarão entre si, que ele não tem o direito ou não deveria cobrar este tipo de comportamento, pois quando estava no mesmo nível hierárquico agia de forma semelhante ou muitas vezes pior. Portanto, o líder deve sempre respeitar todas as pessoas independentemente do nível em que estejam, pois em qualquer organização são admitidas dificuldades, fraquezas e deficiências, mas não a falta de respeito e comprometimento com a hierarquia e a disciplina. Respeito mútuo deve ocorrer em todos os níveis, sendo que o exemplo deve partir principalmente da liderança.

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