É o processo pelo qual as pessoas
trocam informações, transmitem e interpretam seu significado. Em uma
comunicação eficaz a informação deve fluir da fonte emissora para a receptora
corretamente, de modo que ao final da mensagem haja uma resposta adequada ao
estímulo recebido, ou seja, comunicação não é que você fala, mas o que o outro entende.
Caso existam falhas neste processo, causados pelo diferentes ruídos, como
consequência poderá haver desvios de comportamento tais como, falta
de compreensão, baixa produtividade e diluição da autoridade, a "rádio peão”, onde
o subordinado recebe as informações primeiro que o líder. Portanto, saber se
comunicar é um dos mais importantes atributos para qualquer pessoa ou empresa, neste contexto ela deve ser eficaz abrangendo todos os níveis hierárquicos. Onde ela
é realizada de forma clara, objetiva e transparente, não há espaço para a
fofoca, melindres ou ruídos. Há diversas maneiras de o líder estabelecer um
canal de comunicação com sua equipe, conversa, cartaz, mural, telefone, e-mail,
rádio, jornal, informativo, faixa. Não importa o meio com o qual ele se
comunica, o mais importante é evitar que determinadas formas de comunicação
criem uma barreira entre o líder e sua equipe. No mundo moderno tem se
destacado a comunicação virtual, que universalizou e acelerou o acesso as informações,
uma verdadeira revolução no modo de se comunicar. Porém, ela está tornando os
relacionamentos interpessoais frios e distantes. E o que é pior um e-mail gera
outra dezena de e-mails, sem necessariamente que o problema seja resolvido após
a troca de uma centena deles. É bom lembrar que nada substitui uma boa conversa
e uma visita às estações de trabalho. O verdadeiro líder deve exercitar a
afetividade circulando em todas as esferas do empreendimento, tratando a todos como iguais independente do nível que ocupam, bem como exercitar a empatia, que trata de ouvir para ser ouvido.
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